Capacitando a rede

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Encaminhamento do projeto

Pessoal sugiro que cada um faça um breve resumo de como está sendo encaminhado o projeto de Ed. Tecnológica - robótica na sua escola!
Cris

19 comentários:

jacson ilha disse...

Legal Cris!

Uma das dificuldades acredito que de todos nós, é o tempo de duração da aula.
No ano passado iniciei com dois períodos e talvez pela inexperiência não foi suficiente. Então negociei com meus colegas de outras disciplinas e com autorização do SSE montei um horário rotativo onde eu trabalhava três períodos todas as sextas-feiras com uma turma diferente.
Assim por um lado qualificou o atendimento dando tempo para organizar o grupo, fazer a montagem, propor desafios, fazer a programação e ao final deixar as maletas em condições para que o outro colega desenvolva sua aula. Organizar as maletas demanda tempo.
Por outro lado, como eu tinha cinco turmas o espaço entre uma aula e outra da mesma turma era muito grande.
Este ano organizamos nossas aulas em dois períodos de 15 em 15 dias. Trabalho com C30 e minha colega Márcia Neu com C10.

Um forte abraço
Jacson

Rozane disse...

Oi pessoal!
Na minha escola (Timbaúva), temos 4 períodos por dia: 2 de 1h e 2 de 1h05min. Nunca temos 2 de cada disciplina juntos. Por esse motivo, no ano passado tive muitos problemas, pois 1h é pouco. Acabei trabalhando muito pouco com as turmas. Fiquei praticamente só com a equipe da competição. Neste ano estou com projeto de 10h como oficina. Estou começando, na verdade estou "tateando". Acho que não é o ideal, mas vou batalhar. Com o tempo poderei falar mais.
Abraços!

Cris Cabral disse...

Pessoal!
Como eu disse em reunião não estou trabalhando com a robótica (acho que minha situação é a pior!) porque não tenho turma para isso: manhã tenho uma AT e tarde coordenação. Pior é que não há perpectiva. Lá no Villa as crianças estão animadas querendo a aula, mas até aqui nada aconteceu. Concordo com o Jacson que aula deve ser de três períodos para conseguir concluir o trabalho, mas tenho dúvidas quando a Denise diz que deveria ser realizado no horário de aula. Acho que nem todos os alunos estão à fim. O projeto poderia funcionar em turno inverso Tb, o que acham? Cris

jacson ilha disse...

Cris!
Penso que quando a Denise diz que as aulas devem ocorrer no horário de aula, procura não desviar o foco que é utilizar a robótica como ferramenta para atingir nossos objetivos pedagógicos direcionados a todos os alunos das turmas que trabalhamos. No turno inverso, surgem novos problemas como passagens, poucos alunos envolvidos, menos disponibilidade de uso do laboratório de informática para os professores deste turno. Mas com certeza acredito que possas definir novos objetivos para desenvolver um trabalho de qualidade que poderá talvez apontar novas direções ao projeto. Muitas coisas precisam ser redefinidas. A caminhada está apenas começando.
Um forte abraço.
Jacson

jacson ilha disse...

Colega Rozane!

Tenho curiosidade em acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho com oficina. Em que turno? Serão seus alunos ou de outros professores? Turmas específicas ou aberto para todos?
Poderia relatar maiores detalhes?
Um forte abraço
Jacson

Rozane disse...

Jacson, a oficina é aberta para os alunos de B30 e 3º ciclo no turno inverso. Trabalho com o 3º ciclo, larguei 2 turmas para poder abraçar esse projeto. Os alunos fizeram inscrição. Formei uma turma 3ª pela manhã com 16 alunos de B30 e C10; 5ª de manhã com 16 alunos de C20 e C30 e 5ª a tarde com alunos de B30 a C30.Essa turma de 5ª de tarde é a que me preocupa mais, pois as idades e escolaridade são muito variadas. Mas como disse antes, estou no começo e "tateando". Será uma experiência que com o tempo irei adaptando. Estou tendo ajuda dos alunos que fazem parte da equipe. Eles adoram ajudar!
Abraços!

ROBOTEEN disse...

OI Pessoal!
No ano passado trabalhava com duas B30 e introduzi o projeto com 2 módulos quinzenais,com a presença da monitora da Lego,pois ainda não sentia-me segura para fazê-lo sozinha.Começamos o trabalho em agosto.No mês de setembro eu uma colega montamos a equipe da escola e trabalhávamos todos os dias em nosso horário de almoço com 10 alunos que compunham este grupo.Foi lindo ver o quanto se entregaram ao campeonato,que trabalharam mesmo como equipe e melhor ainda sentiram-se muito valorizados.Trouxemos para a escola o prêmio de mentor de equipe e o melhor foi perceber que eles entenderam que estar naquele campeonato foi uma grande oportunidade de adquirir experiência.Este ano ,estou com uma BP e iniciei há duas semanas o trabalho de robótica com eles.Trabalhamos 2 módulos por semana e eles estão adorando.Esta turma tem uma dificuldade imensa na aprendizagem e percebo que o trabalho terá que ser diferente do ano passado.Nesta sexta feira engatamos 3 módulos só com a montagem.Para passarmos à programação o trabalho será bem devagar.Eles vibraram quando conseguiram ver montado o buggy.Fiz um blog sobre o trabalho do ano passado e logo haverá os relatos sobre a BP também.Passem por lá para conhecer:

http://btrinta.blogspot.com

Abraços à todos,Luciene (Victor Issler)

jacson ilha disse...

Colega Rozane!

Momento opurtuno talvez para trabalhar as diferenças, habilidades e alguns valores essenciais a todas as idades com esta turma de 5ª a tarde.

Colega Luciene!

Excelente trabalho, parabéns!
Aprendi novas possibilidades com seu blog.

Um forte abraço
Jacson

Profª Letícia disse...

Olá Pessoal

Trabalho na Escola América e sou a ÚNICA professora habilitada com o curso da Edacom, trabalhei com uma ÚNICA turma o ano passado e tenho atualmente uma ÚNICA turma de terceiro ciclo. Para uma proposta que pretende ser o mais abrangente possível, esta é uma situação desafiadora. Então, para este ano, trabalharei com a Robótica como projeto. A idéia é fazer dos alunos do ano passado multiplicadores da robótica na escola. Iremos convidar, a cada semana, uma turma da escola para realizar uma aula Lego no horário destinado ao projeto (em turno inverso). A aula será pensada e aplicada pelos alunos-multiplicadores, com o desafio de conjugar a aula Lego com algum conteúdo que esteja sendo estudado pela turma convidada. Esta é uma primeira etapa do projeto que chamamos de "disseminação". Queremos que a escola nos veja e conheça. Este será nosso primeiro passo.
Um abraço a todos!

ROBOTEEN disse...

Olá professor Jacson!
Que bom poder contribuir de alguma forma com seu trabalho.Estou adorando este espaço para uma troca de idéias tão ricas.Assim que publicar o blog com o andamento do trabalho com a turma de BP/2008,postarei aqui a novidade.Abraços,Luciene

Cris Cabral disse...

Se a Rozane permitir, gostaria de ir também com o Jackson ver o trabalho em forma de oficina Pode ser??? Cris

jacson ilha disse...

Olá Cris!

Quando disse que tenho curiosidade em acompanhar o desenvolvimento do trabalho com oficina, pensei neste acompanhamento através dos relatos da Rozane no blog.

Mas quem sabe um dia nos reunimos para trocar experiências.

Um forte abraço
Jacson

Cris Cabral disse...

Então...
Quando ficou marcada mesmo a próxima reunião da ROBOTROCA ?
Foi dito? Não estou lembrada...
Podemos trocar via blog, mas como estou na fase de conhecer tudo pessoalmente também gostaria de visitar. Vamos intensificar nossa troca e nossa conversa. O pessoal tá meio tímido ainda... VAMOS LÁ PESSOAL VAMOS ESCREVER! O BLOG VIVE DE POSTAGENS!!! Bjão Cris

jacson ilha disse...

Que eu saiba Cris, não tem nada marcado ainda. Minhas aulas de robótica começam amanhã. Vou introduzir esta tecnologia numa CP. Barra pesada. Quero dar ênfase a alguns valores com esta turma. Experiência nova. Espero alcançar resultadaos.

Um forte abraço
Jacson

Rozane disse...

Oi Cris!
Quando quiseres. É só marcar.
abraços

Professora Darlene disse...

Ano passado acabamos fazendo a última formação para professores, em agosto. Logo surgiu o convite da SMED para participarmos do Campeonato, então organizamos uma turma com 25 alunos das C30 para participarmos. Durante o processo de preparação da equipe ficamos avaliando todas as atividades e os procedimentos, no final do ano nós já tínhamos formatado como considerávamos possível dentro da organização da escola, dos recursos oferecidos e da clientela da Escola Pasqualini a realização do Projeto.
Este ano estamos trabalhando em forma de projeto, com a Oficina de Robótica Básica, às quartas-feiras à noite. Temos como público alvo as turmas do terceiro ciclo e as totalidades finais do EJA. Os alunos fazem uma inscrição para a atividade, destes nomes alguns são sorteados. Cada turma é composta por vinte alunos dos diferentes anos do terceiro ciclo ou das totalidades finais, temos uma previsão para dez semanas de trabalho, com o objetivo de realizar todas as montagens da revista introdutória. Após esta primeira etapa já estamos pensando como seria a continuidade do trabalho. Como os monitores da Lego não trabalham à noite, estou contando com a ajuda dos alunos da equipe do ano passado, estes estão agora atuando como monitores da Oficina.
Com a implementação do Projeto de Robótica desta maneira, queremos oportunizar a criação de turmas com um outro eixo, possibilitando a integração de alunos dos diferentes anos ciclos os quais têm o mesmo interesse, sem aquele engessamento e obrigatoriedade que predomina em nossas escolas, além de poder realizar um trabalho com uma aprendizagem de qualidade. Acredito que ousar é necessário!
Obs.: No item compartilhando problemas colocarei os planos de aula e as dificuldades que estão aparecendo.
Uma braço a todas e todos!!!
Darlene

Cris Cabral disse...

Pessoal!
Gostei do curso de programação avançada, ainda não entendi como usar a função do container, mas tudo bem... :o)))
O que vcs acharam? Participaram nos outros dias?
Me dei conta que as programações podem ser realizadas de várias formas e o modo de chegar na resolução do problema também é algo a ser trabalhado nas aulas. Se lançamos um desafio, cada um fará um tipo de programação utilizando uma lógica no pensamento. Representar essa lógica pensada através da linguagem pode ser uma grande sacada e uma aula e tanto!!!!
Grande beijo Cris

Cris Cabral disse...

Ah! Mais uma coisa...
Tem alguém aí do Mariano???
Preciso achar a professora que tentou iniciar o projeto de robótica aí no ano de 1997. Ela está aposentada. Alguém tem o contato dela?
Brigaduuuuuuuu
Cris

Professora Darlene disse...

Olá, fiz o curso de programação na quinta-feira e gostei muito. A Nuria é 10 ! Aprendi muita coisa,com ela e com os colegas, descobri que estamos apenas no começo do começo da programação e que o Robolab tem uma infinidade de opções que nós ainda nem conhecemos, precisamos ter mais cursos de formação, organizar projetos para colocar este conhecimento em prática , fazer a avaliação se conseguimos ou não colocar em prática e seguir para um próximo item de programação. Cris também não sei em que tipo de montagem poderia usar o container. Vou fazer algumas tentativas, o problema é o danado do tempo. Abraços !!!