Capacitando a rede

domingo, 4 de maio de 2008

Compartilhando problemas

Colegas!

Esta semana tivemos nossa primeira aula de robótica. Compreender os processos de montagem, programações e funções dos componentes no trabalho em equipe foi o meu objetivo. Conseguimos concluir o trabalho em dois períodos desde a montagem até a organização das maletas. Porém, na próxima aula meus objetivos são outros.

Relatório:
http://cp30.blogspot.com/


Projeto Nº. 02
Projeto Tema
BUGGY

OBJETIVOS

Compreender conceitos: espaço, tempo e velocidade.
Interpretar tabelas e gráficos, utilizando as relações matemáticas entre as grandezas físicas.

PROCEDIMENTOS

Montagem do robô.
Fazer a programação.
Marcar posição inicial.
Colocar o carro em movimento.
Medir a distância percorrida ao parar.
Repetir com outros tempos.
Preencher tabela:
distância (cm)
tempo (s)
Marcar resultados no gráfico:
distância (cm)
tempo (s)
Fazer previsão para outros tempos sem o robô.
Estabelecer relação entre distância e tempo.

LANÇAR DESAFIO

Colocar um objeto em um ponto qualquer distante de uma fita colada no chão.
Medir a distância entre a fita e o objeto.
Fazer um programa para que o carrinho se aproxime ao máximo do objeto partindo da fita.

Apesar de não precisar dar algumas explicações iniciais necessárias na primeira aula, acredito que dois períodos não sejam suficientes para concluir este projeto, considerando os tempos inicial e final para verificação das maletas pelo organizador e a execução efetiva das tarefas solicitadas para as equipes além dos esclarecimentos e reflexões que se fazem necessárias.

Limitar o tempo para cada etapa?
Executar o projeto em três períodos?
Que outra sugestão poderia ser considerada?

9 comentários:

ROBOTEEN disse...

Olá professor Jacson!
Agora sim pude postar este comentário.Acredito que uma das soluções poderia ser sim,trabalhar o melhor uso do tempo disponível.Estabelecer um tempo para cada etapa.Isto entraria na questão de ORGANIZAÇÃO dos grupos.Qualificar meu tempo,pode gerar resultados mais positivos,ou seja,total concentração naquela etapa para que a seguinte também possa ser realizada.Difícil no início,mas não impossível!Trabalhamos TEMPO na preparação do campeonato,pois era uma regra executar missões em 2 minutos e meio.Um abraço,Luciene

jacson ilha disse...

Entendo seu ponto de vista e concordo com ele Luciene. Vou experienciar todas as possibilidades. No entanto me preocupo com aqueles que não conseguirem concluir a atividade, pois existe a intenção de atingir objetivos pedagógicos. Compreender conceitos: espaço, tempo e velocidade.
Interpretar tabelas e gráficos, utilizando as relações matemáticas entre as grandezas físicas.
Cada um tem seu tempo.
Talvez deva então oportunizar outros momentos para aqueles que não concluírem até que consigam atingir os objetivos propostos.
O que achas?

ROBOTEEN disse...

Olá professor!
Tudo é válido para que se consiga o melhor,dentro do trabalho que executamos.Mas também podes, além da ORGANIZAÇÃO,trabalhar COLEGUISMO,COOPERAÇÃO e os mais rápidos auxiliarem aqueles que ainda têm dificuldades com a utilização do fator tempo.Pode ser? Um abraço,Luciene

jacson ilha disse...

Claro que pode Luciene!
Obrigado pelo toque.

Um forte abraço

ROBOTEEN disse...

Ok, professor!Bom poder ajudá-lo.Abraços,Luciene

Luciana Tadewald disse...

Jacson, também tenho a mesma dificuldade que tu apresentaste. Meus alunos estã na B30 e têm muitas dificuldades de leitura e compreensão... sendo assim, é preciso vivenciar cada etapa com calma. Tenho usado 3 períodos consecutivos e trabalhado com objetivos específicos em cada encontro. No primeiro encontro, trabalhei as funções de cada membro da equipe, o nome e a colocação das peças da maleta, etc... depois deixei fazer uma montagem livre. Na segunda aula, montaram o buggy, mas não deu para programar. Na terceira, fiz um encontro só de programação, no Laboratório de Informática. Ensinei desde ligar/desligar o PC até montar uma programação e salvá-la. Deixei um buggy montado e depois que cada um inventou a sua programação, sentamos em roda e cada aluno transmitiu a programação ao carro e mostrou aos demais. Esse momento foi rico, pois alguns fizeram programação com motor A e o motor do buggy estava conectado ao C, a partir disso, experimentamos várias coisas... ainda não cheguei no nível dos conceitos científicos (velocidade, distância, etc), mas penso que se entenderem bem cada etapa, poderei ir propondo novos desafios e todos avançarão! O ano passado fiquei com a impressão que alguns conseguiram evoluir, mas que outros ficaram apenas na "carona" e não se apropriaram dos conhecimentos... Tenho a vantagem de ser "volante" e por isso, ter mais liberdade!
Abraços

jacson ilha disse...

Oi Luciana!

Legal sua metodologia. Vou acrescentar a parte do nome e a colocação das peças na maleta nos meus procedimentos.
Como trabalho com alunos maiores (C30 e CP), procurei através de um projeto simples, fazê-los compreender os processos de montagem, programações e funções dos componentes no trabalho em equipe.
No ano passado eu utilizava três períodos com minhas turmas. É mais produtivo.
Na segunda aula, compreender conceitos: espaço, tempo e velocidade e interpretar tabelas e gráficos, utilizando as relações matemáticas entre as grandezas físicas foram os objetivos desta etapa. Dois períodos não foram suficientes para realizar todos os procedimentos propostos e alcançar os objetivos em sua íntegra, embora tempos para cada tarefa fossem delimitados. Mas a experiência foi interessante e produtiva. Penso em repetir a atividade, pois já terão uma idéia melhor do que deve ser feito. Espero com isso, conseguir mais agilidade na conclusão.

Um forte abraço

ROBOTEEN disse...

Oi Luciana!
Achei bem organizado este cronograma que elaboraste para o trabalho com os alunos.Eu trabalho com um BP com uma infinidade de dificuldades na aprendizagem,mas percebo que a robótica está mexendo com eles:pela dificuldade que sentem nas montagens e pela satisfação em terminá-las.O ritmo da turma faz com que eu use 4 módulos de aula (uma manhã inteira) neste trabalho.Bom ter todo este tempo! Sábado passado eles apresentaram para as mães e toda a escola,3 BUGGYs funcionando(aproveitando a programação já existente nos RCXs).Sentiram-se felizes e as mães orgulhosas.Foi muito bom.Abraços,Luciene (Victor Issler)

Luciana Tadewald disse...

Luciene, é muito bom poder contar com tempo para realizar o trabalho... em cada aula aprendo com eles e penso em como criar novas estratégias para ajudá-los a construir novos conhecimentos. A robótica tem colaborado bastante, pois além da necessidade de leitura, de atenção às orientações das revistas, do manuseio do computador, também tem contibuído para que o trabalho em equipe possa ser desenvolvido e os comportamentos possam ser reavaliados. Hoje trabalhei toda manhã com um grupo de alunos e foi bem interessante, pois o pessoal que está na C10 e foi ao campeonato passou seus "conhecimentos" aos alunos de B30 que começaram agora!
Beijos